Além de possuir um volume ósseo adequado para receber os implantes dentários, o paciente precisa também estar com a saúde bucal em dia. Ou seja, a presença de uma doença periodontal – na gengiva – é um dos principais fatores que impossibilitam a realização da cirurgia para a o implante dentário.

Isso porque essas doenças possuem fundo bacteriano e um procedimento invasivo, como a cirurgia essencial para a realização dos implantes dentários, pode desencadear graves problemas para a saúde bucal no geral. Essas doenças inicialmente atingem o tecido gengival e, com o tempo, podem levar a perda dos tecidos de suporte aos dentes, como o cemento, ligamento periodontal e próprio osso, causando a perda da dentição natural.

Os microrganismos que causam esses quadros estão presentes na placa bacteriana dental, que pode ser removida através da higienização bucal diária. O acúmulo de tártaro, formado pelo excesso de placa bacteriana, leva à formação de bolsas periodontais que causam a mobilidade dentária, aumentando as chances de perda do dente.

Como identificar a presença de uma doença periodontal

Uma gengiva saudável é firme e possui a cor de rosa coral, não apresenta facilidade de sangramento e cobre toda a extensão da raiz do dente. Caso a gengiva esteja sangrando frequentemente, sem que tenha sofrido nenhuma lesão, apresente alteração em sua cor, estando mais escura ou mais clara, é essencial consultar um odontologista.

O especialista poderá realizar uma sondagem periodontal, através de um instrumento específico para diagnosticar o motivo que está causando os desconfortos na gengiva. Caso essa sondagem revele perdas ósseas, o especialista pode, ainda, solicitar que o paciente passe por uma radiografia odontológica, que irá auxiliar na verificação da extensão da doença periodontal.

Tratamento

O odontologista poderá realizar a raspagem do tártaro da região e também uma limpeza subgengival, na raiz do dente, para retirar o agente causador da infecção. Em casos mais avançados, existe a necessidade de realização de terapia fotodinâmica e o paciente pode chegar a tomar antibióticos para combater o quadro infeccioso.

Marque sua consulta de avaliação agora CLICANDO AQUI ou ligando para 011-5102.2314

#dentistanobrooklin #dentistabrooklin #odontologiapersonalizada #dentista #saudebucal #protesefixa #protocolosobreimplantes